Facebook Sábado, 22 de Setembro de 2018

Última Atualização do site:  

20/09/2018 08:27:45

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 121 vezes
Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa
Sexta-feira, 10 de agosto de 2018
 
 
Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa

De 31 de julho a 3 de agosto, Quinta do Sol foi palco do XIII FEFOSOL – Festival de Folclore de Quinta do Sol no Centro de Eventos Osvaldo Silva. A “Capital Paranaense do Folclore” recebeu grupos do Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará. E pela primeira vez na história do festival, um grupo internacional vindo do México. Sendo um grande sucesso de público, que mesmo com o tempo chuvoso lotou a plateia todos os dias do festival.

Além dos anfitriões do Grupo Pôr do Sol, representando o estado do Paraná estiveram no palco do FEFOSOL o grupo maringaense Bumba-meu-boi Anjos da Guarda e a presença inédita do Grupo de Tradições Ucranianas Vesná, da cidade de Roncador. Do Rio Grande do Sul, o Grupo de Arte e Tradição Estampa Gaudéria da cidade de Xangri-Lá, que participou do festival pela primeira vez. Assim como o retorno da Paraíba ao festival com o grupo inédito, o Balé Folclórico Sisais, da cidade de Pocinhos. O Grupo Parafolclórico Frutos do Pará trouxe novamente os encantos do folclore paraense e empolgou o público. A grande novidade do FEFOSOL neste ano, a presença inédita de um grupo estrangeiro do Ballet Folklorico Tlaneci de Veracruz no México, surpreendendo a todos presentes com uma cultura rica em expressões latinas, danças bem marcantes e toda a simpatia do povo mexicano.

Após o sucesso do XIII FEFOSOL, o Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, da cidade de Quinta do Sol embarca neste domingo (12) para mais uma turnê internacional. O destino desta vez é a Europa, onde os artistas quintassolenses representarão o Brasil em festivais na República Tcheca e Polônia. O Grupo Pôr do Sol será o único grupo nacional a participar de ambos os festivais.

Esta é a segunda vez que o Grupo Pôr do Sol faz uma turnê na Europa, anteriormente já esteve presente em festivais na Bélgica e França. De acordo com o coordenador do grupo, Lucinei Carneiro, tem sido uma experiência importante essa projeção internacional do grupo, pois reflete também no Festival de Quinta do Sol, que neste ano, pela primeira vez, recebeu artistas estrangeiros vindos do México.

A primeira parada do Grupo Pôr do Sol é a cidade de Cerveny Kostelec, situada no norte da República Tcheca, distante 160km de Praga, a capital tcheca. De 15 a 19 de agosto acontece o IFF Mezinárodní Folklorní Festival e, além do grupo quintassolense que representará o Brasil e cinco grupos tchecos, contará com a participação de grupos da Itália, Espanha, Rússia, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Argélia e Hungria.

De 21 a 27 de agosto, o Grupo Pôr do Sol participará do International Folklore Vistula Festival na cidade Plock, na Polônia. Situada na região central, a cidade de Plock tem 126 mil habitantes e foi capital da Polônia no século XII, sendo uma das cidades mais antigas e importantes do país. O Festival da cidade de Plock contará com a presença de grupos da África do Sul, Ucrânia, Polônia e Hungria.

O intercâmbio cultural é um dos mais importantes legados das turnês para o exterior, segundo Lucinei, pois abre a possibilidade de conhecer novas culturas, músicas, danças, línguas e comidas de outros povos. “Para todos nós do grupo, as turnês abrem possiblidades de conhecer novos países e pessoas que, se não fosse pelo folclore, seria bem mais difícil de conhecermos”, frisou o coordenador. O retorno do Grupo Pôr do Sol ao Brasil acontece no dia 30 de agosto.

 
 
 Galeria de Fotos
Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa Após sucesso do FEFOSOL, Grupo Pôr do Sol embarca para turnê na Europa
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 12h - 13h30 às 17h

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUINTA DO SOL
PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CENTRO
CEP: 87265-000 - QUINTA DO SOL - Paraná
(44) 3567-1313
prefeitoqds@p-qds.pr.gov.br