Facebook Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Última Atualização do site:  

18/08/2017 11:59:54

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 29 vezes
Sexta-feira, 21 de Julho de 2017
12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA
 
12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA

De 1º a 4 de agosto, Quinta do Sol será palco do XII FEFOSOL – Festival de Folclore de Quinta do Sol no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A “Capital Paranaense do Folclore” recebe grupos do Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Maranhão. Todos os grupos nordestinos estarão participando pela primeira vez do FEFOSOL.

O coordenador do festival, professor Lucinei Carneiro, responsável pelo Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, espera que o festival atraia um grande público e seja novamente sucesso em Quinta do Sol e região. O FEFOSOL começou na terça-feira e vai até sexta-feira, 4 de agosto. As apresentações diárias começam a partir das 19h30. Na quinta-feira, 3 de agosto, haverá a Tarde Escolar, aberta para escolas de Quinta do Sol e região.

Além dos anfitriões do Grupo Pôr do Sol, representando o estado do Paraná estão os grupos maringaenses: Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt e Grupo Folclórico Os Lusíadas. O quintassolense Grupo Pôr do Sol trará uma novidade: uma sequência de quadrilhas nordestinas, além das tradicionais apresentações do fandango paranaense, com suas marcas e batidas de tamancos de madeira.

Do Rio Grande do Norte, estado estreante no festival, o Balé Populares Terras Potiguares da cidade Passa-e-Fica, no agreste, com suas sequências de dança, música e teatro. Outro estado que debuta no FEFOSOL deste ano é o Sergipe, com o secular Grupo Parafusos, que surgiu na cidade de Lagartos em 1897 e tem sua origem baseada na tradição de que quando os escravos negros fugiam dos engenhos, se embrenhavam nas matas e passavam a viver em mocambos, e para praticar furtos vestiam anáguas até o pescoço e assustavam os moradores. Durantes anos, homens travestidos de anáguas, cara pintada de branco, com chapéu e fita vermelha saem às ruas de Lagarto e do Brasil girando e cantando ao som de um trio pé de serra.

A Paraíba e o Maranhão também retornam ao palco do FEFOSOL com grupos inéditos no festival. De São Luís do Maranhão vem o Bumba meu boi Encanto do São Cristóvão trará a cultura maranhense para o festival, com 14 anos de história, criado no Bairro São Cristóvão onde a comunidade se mantém unida na contemplação da cultura popular, trazendo no sangue a luta das raízes do Boi do Maranhão. E de Campina Grande, os paraibanos do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Pertence a Universidade Estadual da Paraíba. O grupo traz para o FEFOSOL os espetáculos "Raízes do Brasil" e "É Carnaval" além de muitos outros, com a finalidade de difundir de forma primordial a cultura brasileira, com seus costumes, danças e músicas tradicionais regionais.

Durante o festival de folclore haverá barraca com comidas típicas e a terceira edição do ARTSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, com exposição e venda de produtos artesanais. A entrada é gratuita.

 
 
 Galeria de Fotos
12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA 12º FEFOSOL receberá grupos do PR, RN, SE, PB e MA
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08h às 12h - 13h30 às 17h

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUINTA DO SOL
PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CENTRO
CEP: 87265-000 - QUINTA DO SOL - Paraná
(44) 3567-1313
prefeitoqds@p-qds.pr.gov.br