Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

Desfile Cívico de 7 de Setembro encanta público em Quinta do Sol

Sexta-feira, 09 de setembro de 2016

Última Modificação: 30/11/2016 11:16:25 | Visualizada 533 vezes


Ouvir matéria

Uma manhã ensolarada, céu azul, clima frio e o sentimento de patriotismo esquentando o público em Quinta do Sol. Assim foi o Desfile da Independência na última quarta-feira, 7 de Setembro, que começou em frente a Igreja Matriz São Judas Tadeu e percorreu a Avenida Centauro até a esquina da Praça Gentil José Soares.

A Fanfarra Municipal comandada pelo professor Crécio Oliveira deu o tom e o ritmo para o desfile, que contou com a participação dos servidores municipais do administrativo e da Secretaria de Saúde e das escolas de Quinta do Sol. As alas com os alunos contaram uma parte da história do município. A abertura contou com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos do Brasil, da Independência e de Quinta do Sol.

A Escola Municipal Pequeno Príncipe abriu o desfile falando sobre os pioneiros que chegaram às terras onde hoje é o município de Quinta do Sol no período de 1949 a 1959, nordestinos, paulistas, mineiros, portugueses, japoneses, espanhóis, italianos, alemães. Enquanto o Centro Municipal de Educação Infantil Gente Infantil trouxe o desenvolvimento da cultura da hortelã, primeira atividade agrícola no município. A colheita do café e a revolução verde da década de 1970 foram apresentadas até o declínio desta cultura com a “geada negra de 1975”, numa ala com crianças vestidas de preto. O plantio do algodão também esteve presente, marcando a transição entre a queda do café e o início do trinômio “Soja, Milho e Trigo”, que se mantém até os dias de hoje. A APAE Escola Zilda Arns trouxe um veículo representando estas três culturas. E houve também uma ala representando todos os prefeitos quintassolenses desde a fundação do município até os dias atuais.

As cores da bandeira marcaram presença com as alas da Escola Pequeno Príncipe e do Colégio Estadual São Judas Tadeu. As duas instituições levaram às ruas seus projetos como o PROERD – Programa de Prevenção às Drogas, VESTSOL – Preparatório ao Vestibular, Treinamento Desportivo, os Formandos do Ensino Fundamental e Médio e o CELEM – Centro de Língua Moderna Estrangeira Espanhol.

A cultura e o esporte também abrilhantaram o Desfile Cívico. Uma ala foi composta pelos artistas do Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, que vieram trajados com os figurinos das danças tradicionais. E em seguida, os atletas do Projeto Escola Furacão, em parceria com o Clube Atlético Paranaense.

O Grupo de Convivência da Terceira Idade – Conviver era o pelotão mais animado, esbanjando alegria e simpatia por onde passavam. E o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) levou às ruas os alunos dos cursos profissionalizantes e oficinas de balé, karatê, violão, violino, skate e reciclagem. A ACIAQSOL – Associação Comercial de Quinta do Sol foi representada pela sua diretoria e trabalhadores do comércio da cidade.

Na parte final do desfile, um pelotão de bicicletas enfeitadas em verde e amarelo e com bandeiras do Brasil coloriram a avenida. Na sequência, os motoqueiros do grupo Trilheiros do Sol e a turma dos cavaleiros. E o encerramento se deu com a produção da agricultura familiar e a evolução da agricultura com os maquinários agrícolas.

O grande público que estava pelas calçadas acompanharam o desfile empolgados e demonstraram patriotismo e civismo ao prestigiar crianças, adolescentes e adultos que representaram a história de Quinta do Sol, que também é parte da história do Brasil.

 Veja Também