Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

7 de Setembro

Desfile do Dia da Independência encanta população de Quinta do Sol

Sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Última Modificação: 06/07/2017 09:03:32 | Visualizada 1987 vezes


Ouvir matéria

Segunda-feira, 7 de setembro. Às 5 da manhã, a Fanfarra Municipal de Quinta do Sol fez o prenúncio do dia que se chegava. O Toque da Alvorada, comandada pelo professor Clécio Silva de Oliveira, percorreu ruas da cidade e anunciou a grande festa que seria realizada após o nascer do sol.

Com o dia claro, centenas de pessoas se espalharam pela Avenida Centauro e pela Praça Gentil José Soares para acompanhar o Desfile Cívico do Dia da Independência do Brasil realizada pela Prefeitura de Quinta do Sol com o apoio das secretarias municipais e escolas.

Às 8h00, num palanque montado em frente à praça da Igreja Matriz São Judas Tadeu, o prefeito João Claudio Romero, o vice-prefeito Leandro Arruda e demais autoridades, deram início à solenidade cívica com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos do Brasil e de Quinta do Sol.

O prefeito João Claudio discursou sobre a importância de o Brasil ser um país livre de Portugal desde 1822, relembrando o ato de Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga. Com isso, lembrou da situação das famílias de refugiados pelo mundo, que não possuem mais segurança e vida digna em seus lares e partem para outras nações em busca de um futuro melhor. 

Então, o prefeito pediu para que todos de mãos dadas, em um ato simbólico de união e esperança, rezassem juntos a oração do Pai Nosso, uma oração universal entre as religiões cristãs, em solidariedade às famílias sírias, africanas e de todos os povos que ainda lutam pela liberdade.

A participante do Conviver, Alice Campos leu um poema em homenagem à pátria. Assim, deu-se início ao desfile cívico. O primeiro pelotão foi representado pelos alunos e colaboradores da APAE – Escola Zilda Arns. Em seguida, estavam os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo: prefeito e vice-prefeito acompanhados de suas esposas e os vereadores. O prefeito João Claudio desfilou com sua filha Maria Antônia, de três meses no colo durante todo o trajeto.

Os trabalhadores do Paço Municipal marcharam no pelotão seguinte. Na sequência, os trabalhadores e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, que trouxe as crianças vestidas de personagens de histórias infantis.

A Escola Municipal Pequeno Príncipe abriu sua ala com príncipes e princesas. Em seguida, alunas com vestidos nas cores da bandeira do Brasil marcavam o ritmo coreografadas balançando pompons brilhosos. Os alunos que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD e do Projeto Agrinho também desfilaram.

A Secretaria Municipal de Assistência Social foi representada pelos alunos dos cursos do CRAS e pelos animados participantes do Grupo de Convivência da Terceira Idade – Conviver. Em seguida, os profissionais da Secretaria de Saúde de Quinta do Sol marcaram presença no desfile. E, o Departamento de Esportes se destacou com os alunos do projeto Escola Furacão, em parceria com o Clube Atlético Paranaense.

Na parte final do desfile, o Colégio Estadual São Judas Tadeu representou as cores das bandeiras do Brasil, com quatro alas que traziam nas faixas o simbolismo das cores verde, amarela, azul e branca. O Grupo Parafolclórico Pôr do Sol marcou presença com seus trajes típicos representando as regiões sul e nordeste do Brasil. E alunos do colégio fizeram um animado grupo de ciclistas.

O grupo de motoqueiros Trilheiros do Sol aceleraram nas ruas com suas motos de trilha que percorrem as estradas rurais do município. E a Secretaria de Agricultura fechou o desfile com produtos da agricultura familiar, tratores e cavalos, que são personagens rotineiros no cotidiano da vida rural. Ao final do desfile, a Prefeitura de Quinta do Sol ofertou um lanche com refrigerante e pão com carne moída para os participantes do evento no Ginásio Ivan Carlos Lopes.

Fonte: Assessoria

 Veja Também