Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

Sa?de

Secretaria de Sa?de de Quinta do Sol adota ?Estratifica??o de Risco? a partir do dia 10 de junho

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 161 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Quinta do Sol vai adotar um novo sistema de acolhimento dos pacientes na Unidade Mista 24 Horas. A Estratificação de Risco é um modelo utilizado para atender os pacientes que recebem uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico, essa prioridade é baseada na situação clínica do usuário e não pela ordem de chegada.

Os pacientes receberão um cartão colorido que representa a prioridade de seu caso. Cada cor equivale a um grau de prioridade e um tempo-limite para o primeiro atendimento médico:

- A cor azul representa o grau mais baixo, não se caracteriza como urgência e o tempo de espera varia entre 3 horas e 7 dias;

- A cor verde representa um caso de pouca urgência, com tempo de espera estimado de 30 minutos a 3 horas;

- A cor amarela é equivalente a uma situação de urgência, onde o paciente necessita de cuidado médico nos primeiros 30 minutos após a triagem na unidade;

- Os casos de emergência, representados pela cor vermelha, são atendidos imediatamente devido a gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente.

Esse modelo de Estratificação de Risco foi apresentado aos profissionais da Secretaria de Saúde durante as etapas do curso de capacitação promovido pelo Governo do Paraná, o APSUS – Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde de Quinta do Sol, Willyan de Almeida Romero, a estratificação de risco será implantada para facilitar o trabalho dos profissionais da unidade de saúde e, principalmente, garantir um atendimento de qualidade, voltado para a atenção da saúde do paciente.

Além disso, os pacientes que necessitam de consultas de rotina, mostrar resultados de exames aos médicos podem realizar o agendamento desta consulta na unidade. Assim, não precisa fazer fila de madrugada para garantir o atendimento, conforme ressaltou o prefeito João Claudio Romero, sempre vejo essa situação, com a estratificação a qualidade do atendimento para o paciente vai melhor muito, afirma.

Fonte: Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também