Portal do Aluno

FACEBOOK

Covid-19

COVID-19

Despesas Covid-19

DESPESAS COVID-19

PRAÇA SOLANGE MARQUES, 259 - CEP:87265-000 - CENTRO - Quinta do Sol
(44) 3567-1313
Acessibilidade

A??o Social

Quinta do Sol promove Semana de Enfrentamento ao Abuso e Explora??o da Crian?a e do Adolescente

Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 301 vezes


Ouvir matéria

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração da Criança e do Adolescente é comemorado em 18 de maio, mas em Quinta do Sol foi lembrado durante toda a semana que antecedeu a data. De 13 a 17 de maio houveram atividades que movimentaram diversos setores do município.

Na segunda-feira (13), a psicóloga Edivânia Garcia e a assistente social Inês de Oliveira, palestraram aos alunos do Colégio Estadual São Judas Tadeu, que também assistiram ao filme “Um Olhar do Paraíso”, sobre uma menina de 13 anos que é assassinada pelo vizinho que construía casas de bonecas.

Na terça-feira (14) foi a vez das escolas Pequeno Príncipe e Zilda Arns. Nestas instituições, além da palestra com a psicóloga, os alunos assistiram o desenho “O Segredo de Tartanina”, a história de uma tartaruga que é envolvida por um polvo. De acordo com a psicóloga Edivânia, através do desenho as crianças puderam compreender de modo lúdico, o que é o abuso. Afinal, as crianças que sofrem esse tipo de situação, às vezes não conseguem entender o fato e tem receio de falar sobre o assunto.

Na quarta-feira (15), os alunos das escolas que receberam as palestras foram impulsionados a debater o tema do abuso sexual infantil e do adolescente, através da produção de trabalhos em forma de desenhos, frases e redações, de acordo com a faixa etária e grupo escolar.

A noite da quinta-feira (16), durante a Feira do Produtor, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceira com a Secretaria de Ação Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Conselho Tutelar e a Prefeitura de Quinta do Sol realizaram um grande evento que mobilizou outros setores como as escolas.

Foram entregues prêmios para os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos em relação ao tema. Na categoria de desenho foram premiados com um kit escolar, o aluno Reginaldo da Escola Zilda Arns (APAE) e da Escola Pequeno Príncipe – Educação Infantil, a aluna Nathaly. Na categoria frase, que receberam um celular, a aluna Joyce Vitória da Escola Pequeno Príncipe – Ensino Fundamental e do Colégio São Judas Tadeu – Ensino Fundamental, a aluna Luana. E premiado com um tablet na categoria redação, o aluno Lucas Francisco, do Ensino Médio do Colégio São Judas Tadeu.

Além disso, houve a apresentação teatral do grupo Vivart de São João do Ivaí (PR). A peça retratou uma família desestruturada, com pai alcoólatra, filhos drogados e na prostituição, mas que ao final, reencontram a paz através da religião, mostrando que a união e a fé são importantes para manter os filhos longes de problemas, como o abuso sexual.

Para encerrar a semana, na tarde da sexta-feira (17), os membros do CMDCA, CRAS, Secretaria de Ação Social, Prefeitura de Quinta do Sol, Conselho Tutelar e professores e alunos das escolas Pequeno Príncipe e Zilda Arns e do Colégio São Judas Tadeu fizeram uma passeata que parou o comércio e mobilizou a população.

Com todas essas ações, os organizadores acreditam que alcançaram os objetivos de informar a população e com isso, devem aumentar as denúncias contra esse tipo de abuso e, principalmente, evitar que esse crime aconteça no município de Quinta do Sol. 

Fonte: Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também