Sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Última Modificação: 13/12/2019 16:16:57 | Visualizada 557 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Agricultura e Instituto Emater de Quinta do Sol vem realizando um trabalho com pequenos produtores rurais de leite, buscando novos materiais para alimentação do gado leiteiro. O extensionista Florival Rodrigues Calixto, do Instituto Emater de Quinta do Sol iniciou este ano um trabalho de assistência técnica aos produtores de leite do município juntamente com o Secretário de Agricultura, o engenheiro agrônomo Bruno Ribeiro Ananias.
Dentre as novidades inseridas no município está o Napier capiaçu, um capim muito produtivo. "O Capiaçu é uma boa opção porque produz grande volume de massa verde. De acordo com pesquisas na área, a produtividade pode chegar a 50 toneladas por hectare ao ano", informou o agrônomo Bruno Ananias.
O trabalho nas propriedades começa com a recuperação das pastagens degradadas, com uma boa amostragem de solo em seguida será feita a correção e fertilização da área, seguindo as orientações do Agrônomo Bruno Ananias.
Florival Calixto informou que esse capim é um clone do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. O Capiaçu tem porte alto, até 4,20 metros de altura, e se destaca pelo valor nutritivo da forragem quando comparado com outras cultivares de capim-elefante. "Além disso, o Capiaçu desenvolvido pela Embrapa em parceria com outras instituições tem maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e à cana-de-açúcar. A silagem desse capim é uma alternativa mais barata para suplementar o pasto no período da seca", conclui Calixto.