Sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Última Modificação: 07/03/2017 10:16:36 | Visualizada 614 vezes
Ouvir matéria
O jornalista Fernando Fonseca, assessor de comunicação da Prefeitura de Quinta do Sol foi premiado na última semana no 51º FEMUP – Festival de Música e Poesia de Paranavaí e 48º Concurso Literário de Contos de Paranavaí. O escritor foi um dos cinco selecionados na Categoria Conto – Fase Nacional.
De acordo com Amauri Martinelli, organizador do FEMUP, foram inscritos 283 contos para as fases Nacional e Regional – esta última direcionada aos residentes nos municípios da região de Paranavaí. O festival é considerado um dos mais importantes encontros literários, atraindo artistas de norte a sul do Brasil.
Na categoria Conto – Fase Nacional, além do texto “Teobaldo e a Morte” escrito por Fernando Fonseca, foram selecionados os contos: “Toada para recolher rastros do céu”, de Eder Rodrigues (Belo Horizonte – MG); Incondicional, de Mário Messagi Junior (Curitiba – PR); Sombras, de Rômulo César Melo (Recife – PE); e, Escrita, de Daniel da Rocha Leite (Belém – PA).
Para o autor quintassolense a participação no FEMUP foi um marco decisivo para estimular sua veia literária. “É o primeiro festival que participo e sinto uma gratidão enorme por esses dias que passei, conheci outros artistas numa troca de experiências que vou levar para o resto da vida”, disse Fonseca. Entre os prêmios, o escritor recebeu o troféu “Natividade”, carinhosamente conhecido como “Barriguda”.
Durante o FEMUP realizado nos dias 18 e 19 de novembro foram realizadas as leituras dramáticas dos contos por grupos teatrais de Paranavaí e um bate-papo entre autores e públicos, mediado pelo jornalista David Arioch. Nas demais categorias foram realizadas as apresentações das músicas e a declamação das poesias selecionadas.