Sexta-feira, 05 de agosto de 2016
Última Modificação: 24/11/2016 11:10:22 | Visualizada 389 vezes
Ouvir matéria
O Festival de Folclore de Quinta do Sol chegou à sua décima-primeira edição nesta semana e trouxe ao palco a cultura popular através das danças folclóricas do Brasil com grupos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. O FEFOSOL aconteceu de 2 a 5 de agosto no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes e atraiu um grande público, que também pôde prestigiar a ArtSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, que atraiu os olhares com diversos produtos artesanais dos mais variados tipos e modelos.
O coordenador do evento, professor Lucinei Carneiro, destacou a receptividade e empatia de grupos e público tornaram a experiência do festival ainda mais proveitosa. A qualidade das apresentações e a simpatia dos artistas, que encantaram o grande público presente em todos os dias, principalmente, na Tarde Escolar, realizada na quinta-feira (04).
A Tarde Escolar surgiu na programação do FEFOSOL nas últimas edições, para possibilitar que alunos das escolas de Quinta do Sol e região pudessem acompanhar as danças dos grupos no festival. Foram 13 escolas das cidades de Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Peabiru e Itambé. “Quando pensamos para fazer a Tarde Escolar anos atrás, pensávamos em chegar neste nível de presença das escolas, pois vemos o alcance do FEFOSOL na região e isso é muito gratificante”, comentou o professor Lucinei. Além desta atividade, foram realizados o Bailão do Conviver com os participantes do grupo da terceira idade e confraternização com apresentação dos grupos no Lar dos Velhinhos São Judas Tadeu, levando a cultura a todos os cantos da cidade.
Os grupos mostraram no palco do FEFOSOL um repertório consistente e diversificado. A Associação Cultural Maria Bonita da cidade de Umari, empolgou o público com as diversas manifestações culturais do interior do Ceará, com um espetáculo diferente a cada dia, do xaxado às cirandas. Do Rio Grande do Sul, o GTC 20 de Setembro esbanjou graciosidade e força para bailar e cantar a vida do gaúcho da cidade litorânea de Xangri-Lá. Os paulistas do Grupo Parafolclórico Frutos da Terra fizeram uma viagem cultural das brincadeiras de criança, a criação cultural do sudeste e a influência do norte e nordeste.
De Maringá, o Grupo de Bumba-Meu-Boi Anjos da Guarda homenageou essa dança típica do Maranhão, enquanto a Companhia de Danças Ucranianas Verkhovena e o Grupo Folclórico Português Os Lusíadas trouxeram a cultura étnica de povos que colonizaram a região. Os anfitriões do Grupo Parafolclórico Pôr do Sol levantaram a plateia com seu vasto repertório, com destaque para o fandango típico do Estado do Paraná e suas tradicionais batidas com tamancos de madeira, demonstrando a vocação cultural da Capital Paranaense do Folclore.