Sexta-feira, 29 de julho de 2016
Última Modificação: 28/11/2016 09:04:45 | Visualizada 510 vezes
Ouvir matéria
A partir do dia 2 de agosto, Quinta do Sol voltará a ser o palco do XI FEFOSOL – Festival de Folclore de Quinta do Sol no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A “Capital Paranaense do Folclore” receberá grupos do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Ceará.
O coordenador do festival, professor Lucinei Carneiro, responsável pelo Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, espera que o festival atraia um grande público e seja novamente sucesso em Quinta do Sol e região. O FEFOSOL começa na terça-feira e vai até sexta-feira, 5 de agosto. As apresentações diárias começam a partir das 19h00.
Além dos anfitriões do Grupo Pôr do Sol, representando o estado do Paraná estão os grupos maringaenses: Cia. De Danças Ucranianas Verkhovena, Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt, Grupo Folclórico Os Lusíadas e Grupo Anjos da Guarda.
O estreante do ano é o grupo maranhense Boi do CEIC. O grupo resgata as tradições do bumba-meu-boi de São Luis, capital do Maranhão. E do Nordeste também, os cearenses de Logradouro, distrito da cidade de Umari, da Associação Cultural Maria Bonita, que novamente trará o xaxado aos palcos quintassolenses.
Da cidade de Olímpia (SP), os artistas do Grupo Parafoclórico Frutos da Terra voltam a Quinta do Sol após um tempo de ausência do festival paranaense. E do Rio Grande do Sul, o GTC 20 de Setembro que volta após mostrar a tradição gaúcha no ano passado.
O FEFOSOL 2016 tem patrocínio do Governo Federal e Caixa Econômica. Durante o festival de folclore haverá barraca com comidas típicas e a segunda edição do ARTSol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol.