Sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 947 vezes
Ouvir matéria
A turma do 2º ano A do ensino médio do Colégio Estadual São Judas Tadeu realizou uma série de visitas às reuniões dos vereadores na Câmara de Quinta do Sol. O projeto elaborado pela professora Paulla Braz Neves faz parte do currículo da disciplina de filosofia.
De acordo com a professora Paulla, o projeto nasceu da análise do currículo da disciplina de filosofia para o segundo ano do ensino médio que envolvia o tema “política”. Então, a partir de agosto, ela propôs à turma acompanhar ao vivo a reunião dos vereadores na Câmara de Quinta do Sol. Em média, os alunos tem 16 anos, idade mínina para ter o direito ao voto facultativo.
Os alunos, acompanhados pela professora, assistiram a quatro reuniões. A professora Paulla Braz disse que se surpreendeu com a adesão dos alunos ao projeto. Além de considerar uma experiência importante conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. E agradeceu também, o acolhimento e atenção dispensados pelos vereadores em responder a questionamentos realizados pelos alunos.
Em conversa com os alunos, fizeram apontamentos sobre a percepção deles em relação ao trabalho dos vereadores. No geral, os estudantes falaram que foi proveitoso, pois não conheciam como era o trabalho dos vereadores, nem como funcionava as reuniões na Câmara. A aluna Paula Eduarda disse que, esse conhecimento ajudou a tirar dúvidas da sua mãe sobre a função do vereador. Enquanto, Michelli Sato foi a única que afirmou que, tem vontade de se candidatar a vereadora no futuro.
De acordo com o presidente do Poder Legislativo, Antonio Zangalli, a Câmara está sempre à disposição para receber a população para assistir as reuniões, afinal eles são os representantes do povo. Além disso, em nome de todos os vereadores, parabenizou a professora pela iniciativa e os alunos pela participação e também os questionamentos que fizeram.
A professora Paulla Braz também se mostrou satisfeita com o resultado do trabalho, tanto que, o sucesso foi tamanho que houve uma expansão das visitas para outras turmas. E assegurou que o interesse despertado nos alunos foi tanto que, depois das visitas programadas, alguns alunos continuaram comparecendo para assistir as reuniões espontaneamente. “É gratificante ver o nosso trabalho colhendo esses frutos e despertando o interesse e o pensamento crítico dos alunos sobre a política”, afirmou a professora.
Fonte: Assessoria