Sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 488 vezes
Escola Municipal Pequeno Príncipe tem resultado positivo e retorno de incentivos aos alunos
Ouvir matéria
Esta semana o Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, do ano de 2013. A avaliação federal ocorre a cada dois anos e Quinta do Sol apresentou elevação na nota das séries iniciais, 5ª série do ensino fundamental, de 4,6 para 5,6.
A Escola Municipal Pequeno Príncipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental é a única escola de séries iniciais de Quinta do Sol atualmente, e apresentou esse resultado significativo após mudanças no modelo de trabalho e incentivo aos alunos.
O IDEB da escola apresentou redução em 2011, caindo de 5,0 para 4,6 em relação a 2009 e assim, ficou abaixo da meta do município. Em 2013, a diretora Cilena Pereira Mendonça em conjunto com a equipe pedagógica, professores e demais funcionários da escola realizaram um trabalho de valorização dos alunos, motivação e recuperação da defasagem escolar.
A diretora Cilena aponta vários motivos para o bom resultado do IDEB da escola. O apoio do prefeito João Claudio Romero e do vice Leandro Arruda é um destes fatores. A administração tem investido na compra de materiais pedagógicos e proporcionou um espaço onde os profissionais da Escola Municipal Pequeno Príncipe possam atuar de modo que compreendam as dificuldades dos alunos e potencialize suas habilidades.
Entre outras ações que colaboram para a elevação do IDEB da Escola Pequeno Príncipe, a equipe pedagógica e professores destacam também a inclusão no PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os educadores acreditam que, com profissionais mais capacitados, os alunos se interessam mais pelas aulas e conseguem obter melhores resultados na aprendizagem.
Os pais dos alunos também têm papel importante no resultado da avaliação. A escola tem buscado aumentar a presença e participação dos pais e responsáveis na educação dos alunos e no processo escolar. “Com o envolvimento dos pais, os alunos dão mais atenção às aulas e também colabora na questão de convivência familiar e social”, destacou a diretora.
Outras atividades da Escola Municipal Pequeno Príncipe também são destaque no resultado da avaliação. Para professores, equipe pedagógica e demais profissionais da instituição, as ações de contra-turno com reforço das disciplinas, as rodas de leitura na biblioteca e o laboratório de computação são fundamentais para que os alunos se sintam mais interessados. E a motivação dos estudantes acontecem desde os primeiros anos na escola, onde eles se sentem parte do processo educacional e os seus resultados são reflexo do nível de ensino, como um legado que se modifica a cada ano e, neste caso, tem melhorado gradualmente.
A atual equipe pedagógica tem mantido as ações de motivação e valorização dos alunos. A próxima avaliação do IDEB será em 2015 e a escola passará por eleição este ano. A diretora Cilena acredita que, com o trabalho que vem sendo feito, os alunos estarão bem preparados para o Provão Brasil no próximo ano e a nota do IDEB deve manter o nível elevado e ultrapassar a meta que será de 5,8.
O método de avaliação do IDEB leva em consideração a nota do Provão Brasil realizado pelos alunos das 5ª séries, o índice de reprovação, o número de alunos fora da faixa etária de acordo com a série e a evasão escolar. O Colégio Estadual São Judas Tadeu – Ensino Fundamental (séries finais) e Médio apresentou melhora, foi de 3,2 em 2011 para 3,3 em 2013. Entretanto, não atingiu os 4,1, quer era a meta estabelecida para o ano.
Fonte: Assessoria