Sexta-feira, 08 de agosto de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 983 vezes
Festival de Folclore atrai grande público para apreciar danças de diversas regiões do Brasil
Ouvir matéria
Como manda a tradição, durante quatro dias Quinta do Sol se tornou palco do único festival de folclore a nível nacional que acontece no Estado do Paraná. De volta ao Ginásio de Esporte Ivan Carlos Lopes, o IX FEFOSOL atraiu grande público de Quinta do Sol e região nos dias 5 a 8 de agosto.
A edição 2014 contou com a participação de grupos do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A única baixa na programação foi o Balé Popular Terras Potiguares da cidade de Passa e Fica (RN), que justificou a ausência na véspera do festival devido problemas na viagem durante turnê na serra gaúcha. Enquanto, o grupo mato-grossense veio com poucos integrantes que enfrentaram 31 horas de viagem em ônibus de linha para participar do festival, lutando bravamente para mostrar a sua cultura.
A primeira noite teve a apresentação especial da Orquestra Violônica Raios de Sol, prata da casa que tocou grandes clássicas da música sertaneja. Em seguida, autoridades municipais foram ao palco para a solenidade de abertura. O coordenador do festival, Lucinei Carneiro, exaltou o trabalho e empenho de todas as pessoas envolvidas para realizar o festival, pois é a realização de um sonho a cada ano, trazer para nossa região a cultura popular de nosso país. Os vereadores de Quinta do Sol apresentaram uma moção de aplausos que foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal.
O prefeito João Claudio Romero deu as boas vindas aos visitantes que vieram prestigiar o FEFOSOL e também, aos grupos folclóricos de outros estados, o CTG Querência do Imbé (RS) e Grupo Parafolclórico Vitória Régia (Cáceres – MT). Romero disse que Quinta do Sol está de braços abertos para acolher velhos e novos amigos, que o Festival de Folclore é um local de difusão cultural e promoção da amizade. E assim, ao lado do coordenador Lucinei Carneiro e na presença das demais autoridades municipais, declarou aberto o IX FEFOSOL.
Após os discursos, o CTG Querência do Imbé abriu o festival com as tradicionais danças gauchescas, relembrando a Revolução Farroupilha. Em seguida, o Grupo Vitória Régia trouxe a cultura do Pantanal Mato-grossense. E para fechar a primeira noite, o Grupo Pôr do Sol apresentou a cultura do Pará com o lundu marajoara, o carimbo e o siriá.
No segundo dia, além dos três grupos principais se apresentaram o Grupo de Danças Alemãs Grüne Stadt e o estreante Maracatu Ingazeiro, ambos de Maringá. Na plateia, marcaram presença alunos da cidade de Fênix e prefeitos da região.
Na quinta-feira (07) os grupos tiveram um momento de convivência no Lar dos Velhinhos São Judas Tadeu e os gaúchos realizaram um tradicional churrasco. Após o almoço aconteceu a “Tarde Escolar”. O FEFOSOL recebeu escolas da região para apresentações especiais. Alunos de Engenheiro Beltrão, Peabiru, Corumbataí do Sul, Campo Mourão e Quinta do Sol. À noite, alunos de Jardim Alegre também prestigiaram o evento, que também contou com a apresentação do Grupo Bumba Meu Boi Anjos da Guarda (Maringá).
No encerramento, muita emoção. Os grupos fizeram apresentações inspiradas e o clima de despedida levou artistas e público às lagrimas. Agora, resta esperar mais um ano e toda a magia e encantamento das danças folclóricas voltarão aos palcos de Quinta do Sol.
O IX FEFOSOL – Festival de Folclore de Quinta do Sol é uma realização da Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol e Prefeitura Municipal e teve apoio institucional da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar.
Fonte: Assessoria