Sexta-feira, 20 de junho de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 343 vezes
Ouvir matéria
A comemoração à chegada do Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, que retornou à cidade-natal após uma turnê de duas semanas pelos palcos da Europa. Amigos e familiares recepcionaram os artistas que levam a cultura do Paraná e do Brasil para o mundo, em sua primeira excursão pelo Velho Continente.
O Grupo Pôr do Sol, coordenado pelo professor Lucinei Carneiro, participou do Festival Mundial de Folclore de Saint-Ghislain, na Bélgica, e também se apresentou em Arnor, na França e em Bruxelas, capital belga. Com seis músicos e dezessetes dançarinos, o grupo quintassolense teve como repertório danças do folclore paranaense, do sudeste, centro-oeste, norte e nordeste brasileiro.
Nos dez dias do Festival de Saint-Ghislain, grupos da América, Ásia, África e Europa encantaram a plateia com suas culturas. Para os grupos, momento de trocar experiências e conhecer um pouco mais destas regiões tão distintas do planeta.
Para os quintassolenses do Grupo Pôr do Sol, que se apresentaram pela primeira vez na Europa, aprendizado e novas experiências foram marcantes. Os artistas ficaram hospedados em casas de famílias espalhadas nas cidades da região de Saint-Ghislain e puderam conhecer de perto os costumes, culturas e a língua do povo daquela parte da Bélgica.
O festival em si também foi um aprendizado à parte, pois possuía um nível de rigor e organização diferente ao que estavam acostumados. De acordo com a vocalista Paulla Braz, foi um festival sensacional, cansativo e muito produtivo, porque tiveram que se adaptar ao estilo das apresentações, com cronômetro marcado e no maior palco que já se apresentaram, com um público muito criterioso, que entende muito de dança folclórica. Entre os desafios, além da língua diferente, estava também a alimentação, os artistas voltaram com saudades do arroz com feijão.
Para o coordenador Lucinei Carneiro, a experiência de participar em um festival na Europa foi produtiva. “Muito enriquecedora. Eu, particularmente, aprendi muito”, afirmou o coordenador do grupo após duas semanas na Bélgica e França. No discurso na chegada a Quinta do Sol, ele também agradeceu a confiança de todos para levar os artistas para a Europa, a Prefeitura Municipal e a comunidade que, colaborou nas promoções e pedágios para garantir a participação do Grupo Pôr do Sol no festival.
Agora, o próximo compromisso do Grupo Parafolclórico Pôr do Sol é a organização e participação no IX Festival de Folclore de Quinta do Sol, que acontece de 6 a 9 de agosto deste ano, com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Ação Social.
Fonte: Assessoria